Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas



Notícia

14/05/2020

Vereadores aprovam proposições que trazem benefícios para a comunidade delmirense

Ascom CMDG


Nesta quinta-feira (14), os vereadores por Delmiro Gouveia realizaram mais uma sessão ordinária virtual. Na pauta, proposições que trazem benefícios para a comunidade foram aprovadas.

 

Dentre as indicações, o vereador Enoque Batista apresentou duas ligadas diretamente a pandemia da Covid -19 - abono salarial para os servidores municipais que estão na linha de frente de combate e tratamento do novo corona vírus e que o gestor municipal viabilize junto as instituições bancárias a suspensão temporária das obrigações financeiras referente a empréstimo consignados.

 

"Estamos fazendo essa sessão online para que possamos dar continuidade aos nossos trabalhos e esperamos que a administração faça o seu trabalho e atenda as nossas reivindicações porque os servidores que estão na linha de frente merecem esse abono. Esse é um passo muito importante, porque enquanto estamos em casa os profissionais da saúde eles estão cuidando de todos", disse Enoque.

 

Diante da fala do vereador Enoque, Júnior Lisboa falou sobre o recrutamento de pessoas pela gestão municipal para trabalharem nas barreiras sanitárias. "O município está recrutando pessoas para trabalhar nas barreiras que não são da saúde e nem da segurança, então não são capacitadas e acho incorreto, porque coloca a população em risco", disse Júnior. O vereador Enoque ressaltou que é necessário saber os critérios para contratação, inclusive os valores que estão sendo aplicados no combate ao vírus, uma vez que o município está recebendo recursos.

 

O vereador Pedro Paulo solicitou a construção de uma ponte na rua Marechal Cordeiro de Farias, no Bairro Eldorado. Na reunião ele falou sobre a aprovação do Projeto de Lei do aumento dos servidores da Educação, falando sobre a orientação da procuradoria municipal que orientou o gestor a vetar o Projeto devido a questão eleitoral. "Temos uma perda salarial de quase 40%, mas o Ministério Público orientou a dar o reajuste da inflação, sendo de 4,31%. Se as eleições forem proteladas o município se compromete em repassar o outro percentual fechando em 8%. Porém, a gestão não enviou o Projeto para esta Casa para apreciar. Então ressaltamos que não depende mais de nós", explicou o vereador. Pedro falou ainda sobre o projeto para regulamentação da abertura do comércio, uma vez que muitos comerciantes não estariam seguindo a normativa para evitar a contaminação da população.

 

Sobre o aumento salarial dos professores, o presidente Ezequiel Costa (Kel) se manifestou. "Gostaria que o prefeito tivesse a disponibilidade e a rapidez para aprovar os projetos que beneficiem os professores, porque quando é para prejudicar, as coisas andam rapidamente, então que também se organizem para que haja o benefício o mais breve possível", falou.

 

Na sessão, ainda foram aprovadas as proposições de Júnior Lisboa solicitando a pavimentação em paralelepípedo ou asfalto no Bairro Campo Grande; reforma da Praça Guararapes, situada no Bairro Desvio e a recuperação de todas as estradas vicinais do município. Participaram da sessão virtual o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), e os parlamentares Marcos Costa, Júnior Lisboa, Henriqueta Cardeal, Enoque Batista, Pedro Paulo, Carlos Roberto Cacau Correia da Silva e Raimundo Valter (Casa Grande).



Câmara Municipal de Delmiro Gouveia - Alagoas
Trv. Luiz Carlos Cavalcante de Lima, 04
CEP: 57.480-000
Fone: (82) 3641-3175
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 07h às 13h